top of page

Blog

Mandioca dá Tapioca?!

Vinda das regiões Norte e Nordeste, a ‘’tapioca’’como nós costumamos chamar, na

verdade é a goma de mandioca que passa por processos pra poder chegar ao prato principal.

A tapioca é o nome que se dá ao prato, que já pode ser consumido, com ou sem recheio.

A palavra “tapioca” tem diferentes significados dependendo do contexto e da região. Mas não vamos entrar nesse detalhe cultural.

Meu intuito nesse texto é o de esclarecer a diferença dos tipos de tapioca.

Quando vemos estampado nas embalagens a descrição Tapioca em destaque, é o nome popular que a goma de mandioca herdou há muito tempo. A goma de mandioca também é o mesmo que ‘’goma fresca de mandioca” ou “goma fresca de mandioca hidratada’’.

Tapioca é o prato pronto, que pode ser recheado com queijo, coco, frango, etc. Outros termos usados são “goma de tapioca”, “tapioca hidratada”, “farinha de tapioca” e etc.

Para preparar a tapioca joga-se a goma da mandioca na frigideira com a ajuda de uma peneira ou espalhando com uma colher. A goma quando aquecida, os grumos se unem formando um disco de massa meio seca e um pouco elástica. Após esse processo já está pronta para o consumo. Essa forma de preparo é a ‘’tapioca de frigideira’’ ou ‘’tapioca recheada’’.

Agora vamos entender o que é a goma de mandioca, nada mais é que o amido de mandioca hidratado, recebe adição de água.

A mandioca solta um “leite” ao ser esmagada, que depois de passar por um processo de evaporação ou secagem deixa como resultado a fécula, um pó fino e branco, que depende da região pode ser chamado de polvilho, polvilho doce ou amido.

Para produzir a goma, pega-se a fécula de mandioca (ou amido ou polvilho doce), coloca-se água e as vezes sal e deixa-se descansar até que formam-se blocos que depois deverão passar por uma peneira e está pronta.

Essa é apenas uma das diversas formas de se produção, como já mencionei acima, depende de cada região.

Existem processos artesanais(processo mais demorado) e processos industriais (obedecem rigorosos controles sanitários).

Farinha de tapioca seca em algumas regiões é a fécula de mandioca ou polvilho doce.

Temos também a tapioca granulada: subproduto da goma de mandioca, colocada em um tacho quente, e mexida até secar e endurecer.

Usada pra fazer doces, pudim, bolos. A tapioca granulada são bolinhas duras, parecida com o sagu, só que de formato irregular.

Valor nutricional / Tapioca:

1 porção de 50 gramas: 168 calorias, 1g de proteína, 41g de carboidrato, 0 gordura.

  • Goma de Mandioca : Polvilho (polvilho doce, fécula, ou amido) hidratado e peneirado. Usada para fazer tapioca recheada na frigideira.

  • Tapioca: disquinhos tipo panquecas feitos com a goma de mandioca, na frigideira e recheados ou não.

  • Farinha de Tapioca Seca: o mesmo que polvilho, polvilho doce, fécula ou amido.

  • Tapioca Granulada: Fécula transformada em grânulos duros e irregulares através de aquecimento. Usada no preparo de doces como cuscuz, pudins, bolos, etc. É semelhante ao sagu, mas com grânulos irregulares ao invés de redondos.

E quais os benefícios da Tapioca

Não contém glúten (ótima opção para os celíacos)

Boa opção no pré treino ou pós treino (depende do caso) de fácil digestão, livre de sódio e gorduras, porém rico em carboidrato o que a torna uma excelente opção para quem precisa de energia para as atividades físicas. Mas por ser rico em carboidrato deve ser dosado quantidade de peso da porção e vezes ao dia ideal, de acordo com seu objetivo e características pessoais, se for aumento ou perda de peso, por exemplo. Até porque, não existe alimento milagroso. Ele faz parte do total que você consome ao longo do seu dia.

A tapioca não contém fibras, uma dica para enriquecer sua tapioca e tornar um alimento que sacie mais, adicione grãos durante o

preparo (ex.:chia, linhaça).

A tapioca é um alimento muito consumido, por sua praticidade e por poder ser consumido com tanta variedade de sabores e recheios.

Cada vez mais vejo ingredientes novos sendo adicionados junto a goma de mandioca, e que muitas dessas vezes o produto final

surpreende em sabor e criatividade.

Doce ou salgada é bem aceita pela população em geral.

Se você tiver uma receita diferente com tapioca, e quiser compartilhar comigo, vou amar conhecer .

Use informações confiáveis e tenha uma vida mais saudável e feliz.


Posts Destacados
Arquivo
Siga-nos
  • Grey Facebook Icon
bottom of page