TPM Sim ou Não ?
Se a resposta foi sim, vamos então entender um pouco mais sobre o assunto e fazer algo pra melhorar isso ?
Se sua resposta foi não, que tal também aprender um pouco sobre isso, para então poder ajudar a quem está bem próximo e que sofre com a TPM.
Juntos podemos viver bem melhor e em harmonia.
TPM é um dos distúrbios mais comuns entre as mulheres, associado a alterações hormonais durante o ciclo menstrual. Se manifesta por um conjunto de sinais emocionais, físicos e comportamentais, que antecedem a semana anterior à menstruação e melhoram com o início do fluxo menstrual. A TPM Atinge a mulher no período reprodutivo provocando alterações físicas, sociais e psíquicas, afetando o relacionamento e comprometendo a produtividade no relacionamento familiar, profissional, escolar e social. Há ainda mulheres que sofrem depressão, ansiedade, alterações de humor, ganho de peso, fadiga, dor nas mamas, inchaço, cólicas e dor nas costas.
Essas variações, trazem mudanças no apetite, no paladar e consequentemente muitas mulheres sentem mais vontade de comer certos alimentos específicos, como os doces, por exemplo. Altera a quantidade de alimentos e gera mudanças em tipos de macronutrientes consumidos, desenvolvendo assim a compulsão por certos tipos de alimentos.
A ingestão aumentada de carboidratos nesta fase pode ser explicada pela diminuição dos mediadores de serotonina. Uma modificação na dieta de modo que se priorizem alimentos ricos em carboidratos faz com que aumente a produção de 3-fosfoglicerato, um metabólito da glicólise que gera a síntese de aminoácidos aromáticos, entre eles, o triptofano. Este através da enzima triptofano hidroxilase, transforma-se em serotonina(Costa, Fagundes e Cardoso, 2007).
A explicação para a maior ingestão de doces basea-se em duas hipóteses, onde é descrito que as mulheres não demonstrariam nenhum distúrbio psiquiátrico, não estando associada com um alimento específico e sim motivada pelo prazer subjetivo que o alimento proporciona e pela fome (Simões e Colaboradores, 2001). A segunda hipótese considera que o aumento do desejo por carboidratos em pacientes com tensão pré- menstrual ou depressão anormal é advindo de uma satisfação que acontece pelo aumento da síntese e da excreção de serotonina (Silva e Colaboradores, 2006).
Serotonina responsável pela sensação de prazer ao comer tais alimentos específicos.
Alguns autores relataram que, no período menstrual, mulheres com tensão pré-menstrual demonstraram uma elevação na produção bucal de compostos sulfurados voláteis (CSV), quando comparadas com mulheres não portadoras desta síndrome. Também foi observado que a incidência de herpes simples, úlceras aftosas, estomatite herpética recorrente, ranger ou apertamento dos dentes apresenta-se maior nesse período (Calil, 2006).
As principais suposições fisiopatológicas da TPM são: deficiência de vitaminas, excesso de estrógeno ou deficiência de progesterona, hipoglicemia, alteração das prostaglandinas, alergia a hormônios endógenos, causas psicogênicas e psicossomáticas, retenção de líquidos. Devido a ocorrência da diferença na resposta aos tratamentos, pode ocorrer uma influência entre diversos mecanismos, o que explica também a variedade dos sintomas (Silva, 2004).
O fato de a maior parte das mulheres não praticarem atividade física nesse período pode levar a acentuação dos sintomas, portanto nesse período é aconselhável que não se interrompa a programação normal diária de atividade física.
Alguns alimentos parecem ter importante papel no desenvolvimento dos sintomas, como fator negativo estão o chocolate(ao leite, branco, rico em açúcares), cafeína, álcool, carne vermelha, café, chá matte, chá preto, chá verde, chocolate rico em açúcar, doces, açúcar branco, refrigerantes, enlatados, frituras, industrializado, excesso de sal. A cafeína encontrada no café, refrigerantes, erva-mate e chá preto causam dores nos seios, ansiedade, irritabilidade e oscilações de humor, além de esgotar os estoques de vitamina B do organismo. Chocolate (isso mesmo) intensifica a compulsão por açúcar, provoca ganho de peso e aumenta a necessidade de vitaminas do complexo B. o indicado é ingeri-lo em pequenas quantidades, com frutas, passas e de preferência que seja 70% cacau ou mais.
Doces por conter açúcar que priva o corpo dos sais minerais e vitaminas do complexo B, provoca fadiga e dores de cabeça.
O excesso de sal ajuda no aumento da retenção de líquidos causando inchaço.
Como fator positivo temos o brócolis, feijão, grão de bico, aveia, arroz integral, alecrim, couve, camomila, gengibre, frutas oleaginosas, frutas cítricas(laranja, abacaxi), abacate, banana, salmão, queijo branco, leite fermentado, iogurte e leite desnatado, extrato de soja, semente de abóbora e girassol, peixes, chocolate 70% cacau ou mais.
Alimentos fonte de Cálcio, vitamina C, complexo B, Vitamina A, C, K, E, ácido fólico, cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, ômega 3, zinco.
Consumir fontes de proteína animal e vegetal para sintetizar a serotonina e ajudar a regular o humor, não ficar muito tempo em jejum também é indicado, isso evitará uma hipoglicemia e a necessidade de consumir doces em grandes quantidades.
Acredita se também que as deficiências de vitamina B6 e de magnésio estão relacionadas a TPM.
Beba muita água, a água irá ajudar no bom funcionamento do organismo como um todo, a diminuir a retenção de líquidos, pois ela aumenta a diurese(você irá mais vezes ao banheiro), o que facilitará a excreção de toxinas pela urina.
Saiba como se alimentar nesses dias em que tudo parece não dar certo, e você se sentirá melhor. Viva bem e viva feliz.