Picolinato de Cromo
O Picolinato de Cromo é uma das formas mais biodisponíveis de Cromo, apresentando uma atividade de em média 120mg de Cromo em cada grama de Picolinato.
O cromo é um mineral essencial encontrado em alimentos como a batata, carnes, fígado, ostra, ovos, maçã, brócolis, castanhas, alimentos integrais, legumes, entre outros.
Seu papel no metabolismo de carboidratos e proteínas, tem sido investigado.
Vários componentes da dieta em diferentes proporções interferem na absorção do cromo, seja diminuindo(como o fitato, carboidrato simples (sacarose), zinco, ferro) ou aumentando(como os aminoácidos, oxalato, vitamina C, amido)o valor.
Em bases teóricas, percebe se que o composto poderia ajudar na redução de peso, aumentar a saciedade, devido a ativação serotoninérgica, que estimula a síntese proteica e o gasto energético.
E a secreção é mais acentuada com presença de insulina.
Quanto maior concentração de glicose sanguínea via dieta, maior estimulação de insulina e conseqüentemente maior liberação de cromo.
Participa do metabolismo da glicose, atua na manutenção da glicose no sangue, potencializando o efeito da insulina.
Estimula o transporte de aminoácidos e é fundamental para a síntese protéica. No exercício físico parece exercer um papel fundamental na maior queima de gordura.
Acredita se que algumas condições associadas à baixa taxa de cromo são: diabetes, colesterol alterado, intolerância à glicose, entre outros. E fatores como alimentação inadequada, excesso de açúcares, alimentos refinados, excesso de gorduras saturadas, também contribuem para a baixa da taxa de cromo.
A suplementação com Picolinato de cromo se mostra efetiva nesses casos e também há indícios de que ela auxilia no melhor aproveitamento do praticante de atividade física, com melhora do metabolismo e manutenção do peso.
Visto também que durante o exercício o cromo é liberado de seus estoques orgânicos para aumento da captação de glicose pela célula muscular e aumento da sensibilidade das células à insulina.
Isso regula os níveis glicêmicos, e estimula o aumento da termogênese, aumentando a massa muscular.
Estudos são contraditórios em relação a efetividade da suplementação do Picolinato de Cromo e a dose indicada.
Apesar de o cromo ser considerado um elemento essencial, não existe ainda uma recomendação(RDA) e sim valores de adequação(AI).
Sabe se que a dose indicada pela Anvisa é de 25 a 35ug dia e que estabelece nível seguro de ingestão na dose limite de 1000ug/dia, porém estudos mostram efeito benéfico em atletas e indivíduos onde a ingestão foi acima desse valor.
Conforme citado em um dos estudos analisados, acredita se que nos casos específicos de suplementação para atletas, dietas insuficientes em Cromo e tratamento de alterações dos níveis de colesterol, a dose diária é de 200 a 600mcg de Cromo por dia.
Por outro lado, relatos de lesões renais e outras complicações tem sido documentados com o uso de grandes quantidades de suplementos com cromo, por isso a importância de fazer uso de suplemento com indicação de um profissional habilitado.
Toda suplementação precisa ser individualizada, estar de acordo com os diversos fatores que englobam os hábitos e objetivos de cada um.
Por isso busque orientação de um nutricionista, que irá perceber sua real necessidade de suplementação, doses e horários apropriados.