AÇÚCAR REFINADO ??? CRISTAL, DEMERARA, MASCAVO, DE COCO E LIGHT.
O açúcar é viciante, isso já foi comprovado.
A absorção do açúcar no organismo acontece e logo após chegam informações ao cérebro, estas informações são convertidas em serotonina, um neurotransmissor ligado ao bem estar.
Estudos mostram que a compulsão por doces na TPM por exemplo pode estar ligada a mudanças nesses neurotransmissores cerebrais, gerando assim uma alteração no controle do apetite, aumentando muito a vontade de comer doces.
Porém o ser humano não precisa de açúcar processado, ele não acrescenta em nada de nutrientes, e ainda aumenta o consumo calórico. O açúcar possui alto valor calórico, de 5 a 10 vezes mais calorias por grama do que a maioria das frutas.
Porém ele faz parte do convívio social, ele já está inserido entre nós, seja no cafézinho, no suco, doces da vovó, mas o que devemos fazer é excluir o açúcar do nosso dia a dia, diminuir o consumo, escolher melhor o tipo que irá consumir e ou deixar pra usar esses produtos em momentos especiais.
O açúcar é definido como a sacarose obtida da cana (Saccoharum officinarum), ou da beterraba (Beta alba, L.), e, com menor freqüência, de outros vegetais, feitos por adequados processos industriais.
Diferenças que se destacam entre eles são o sabor, a cor e a composição nutricional de cada tipo.
Quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele possui, e mais perto do estado natural ele está.
Com a cor branca, o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo de fabricação, que conhecemos como o refinamento.
Tipos mais comuns de açúcar:
Refinado: Para chegar a cor branca ele passa por um processo de refinamento, recebe aditivos químicos, como por exemplo o enxofre. Porém, nesse processo, algumas vitaminas e sais minerais são perdidos.
Cristal: Tem forma de cristais grandes e transparentes. Também passa por um processo de refinamento onde 90% das vitaminas e minerais são perdidos.
Demerara: sofre um leve processo de refinamento, não recebe aditivos químicos. Apresentando se em grãos marrom-claros, com alto valor nutricional, semelhante ao do açúcar mascavo.
Mascavo: é extraído da cana do açúcar da cana, logo após o cozimento do caldo de cana.Tem coloração mais escura e sabor mais encorpado, semelhante ao da cana-de-açúcar. Nele são conservados as vitaminas e os minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio e potássio.
Açúcar de coco: extraído do fluido das flores da palma de coco, não passa por refinamento, não contém conservantes. é um substituto do açúcar de cana. Contém elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro e é fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Ele é digerido mais lentamente pois tem baixo índice glicêmico.
Açúcar Light: Chamado também de açúcar fit, ou açúcar magro, simplesmente é a mistura do açúcar refinado comum e de adoçantes artificiais como sucralose, ciclamato de sódio e sacarina sódica. Menos calórico que o açúcar comum, por conter menor teor de sacarose, porém deve ser consumido com cautela. O açúcar light não pode ser considerado um alimento saudável pois não contém nutrientes.
Desde que utilizado com moderação em preparações culinárias à base de alimentos in natura ou minimamente processados, ele contribui para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação, sem torná-la nutricionalmente desbalanceada. Lembrar que aqueles que sofrem menor processamento preservam melhor suas características e possuem menores quantidades de aditivos químicos.
Reduzir o consumo de açúcares e outras fontes de carboidratos simples(farinha branca, pães, massas) e distribuir em uma refeição com alimentos fontes de fibras, proteínas ou gorduras de boa qualidade, contribui para diminuir a carga glicêmica. Melhorando assim a qualidade de vida. E ajudando a alcançar o resultado esperado, seja na manutenção, perda ou ganho de peso. Sabendo dosar o que o organismo precisa pra trabalhar bem, com qualidade o objetivo fica mais próximo.
Busque orientação de um nutricionista.