top of page

Blog

Café, cafézinho ou cafézão


Uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo. Apreciado por seu sabor e aroma característico, aguça os sentidos.

Ele vem sendo muito utilizado como aliado por praticantes de atividades físicas de média a alta intensidade, por ser um alimento termogênico( acelera o metabolismo por meio de estímulos que aumentam a atividade do sistema nervoso simpático, melhorando o desempenho no momento forte do exercício).

Estudos mostram que seus efeitos, vão desde o aumento da pressão arterial, dos níveis de colesterol sanguíneo a efeito protetor contra doenças cardiovasculares e estimulador do metabolismo.

O café contem:

  • Cafeína: Componente psicoativo e estimulante do sistema nervoso e do músculo cardíaco;

O teor de cafeína do café varia conforme o tipo de grão, solo plantado, entre outros aspectos.

Os efeitos comportamentais mais notáveis ocorrem após a ingestão de doses baixas a moderadas (50-300 mg) deste composto, verificando-se uma melhoria na performance cognitiva e psicomotora (melhoria do estado de alerta, energia, capacidade de concentração, desempenho em tarefas simples, vigilância auditiva, tempo de retenção visual e diminuição da sonolência e do cansaço).

O efeito da cafeína no organismo possibilita o uso da bebida como estimulante, mas o seu consumo excessivo pode induzir efeitos negativos tais como taquicardia, palpitações, insónias, ansiedade, tremores, dores de cabeça e náuseas, as quais dependem da quantidade consumida e de características individuais de cada um. É de realçar que estes efeitos indesejáveis podem manifestar-se, igualmente, em alguns indivíduos sensíveis à cafeína, mesmo sem o consumo de elevadas quantidades de café. Entenda os sinais que o seu corpo indicara após a ingestão do café e faça bom proveito disso.

  • Ácidos clorogênicos: que possuem atividade anticancerígena e propriedades antioxidantes; Porem estudos são bem divergentes quanto a essa afirmação.

Visto que o café se comparado com alimentos como as verduras, legumes e frutas, apresenta níveis baixos em vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para o metabolismo, lembrando também que o excesso no consumo do café compromete a absorção de outros nutrientes.

  • Diterpenos : relacionados ao metabolismo lipídico(participam do processo de eliminação de gordura corporal).

Fatores como idade dos indivíduos, tabagismo e hábitos não saudáveis de vida, podem alterar os efeitos do café no organismo e confundir os resultados das pesquisas.

A relação entre o consumo de café e a elevação dos níveis séricos de colesterol, encontrados em alguns estudos, parece estar relacionada ao modo de preparo do café.

Cafés turco ou fervido possuem maiores concentrações de cafestol, substância responsável pelo aumento dos níveis séricos do colesterol "ruim", do que os cafés filtrados ou instantâneos.

Apesar de as evidências como fator protetor de doenças não serem conclusivas, sabe se que o consumo moderado de café pode gerar benefícios ou ser inofensivo à saúde, uma vez que faz parte de nossa cultura o bom cafezinho. Lembrando de não adicionar açúcar ou buscar reduzir a quantidade ao mínimo evitando assim, o consumo calórico excessivo.

Sabe-se que doses moderadas de cafeína interferem positivamente no humor, na disposição, e na performance cognitiva devido ao seu efeito psicoestimulante.

Mas será que ele é funciona mesmo e qual a quantidade ideal de consumo?

Deste modo, os efeitos do consumo de café irão depender da qualidade e quantidade dos compostos químicos ingeridos, estando o consumo moderado normalmente descrito como a ingestão de 3 a 5 doses diárias de café (aproximadamente 150-300 mg de cafeína/dia).

Doses de 1 xícara de café (50ml em media).

Levando em consideração a individualidade de cada um, pois existem pessoas mais sensíveis a cafeína.

Se preciso busque ajuda de um nutricionista e siga as orientações voltadas ao seu objetivo e rotina.

Café / Quantidade de Cafeína

 

Tipo de Café Porção Cafeína

Expresso 30ml 40 - 75mg

Expresso Descafeinado 30ml 0 - 15mg

Café coado em geral 50ml 30 - 40mg

Café Descafeinado coado 240ml 2 - 12mg

Café Solúvel em geral 240ml 27-173mg

Café Descafeinado Solúvel em geral 240ml 2 -12mg

 

Fontes: Mayo Clinic, Lipton, OIC, Sociedade Brasileira de Química e Caffeine Informer.




Posts Destacados
Arquivo
Siga-nos
  • Grey Facebook Icon
bottom of page